Taxa de juro real cai a 2,57%, menor patamar desde maio de 2013 – Valor

BRASÍLIA  –  O recuo das taxas de mercado aliado a uma breve elevação na inflação projetada em 12 meses puxa a taxa de juro real para o menor patamar desde o fim de maio de 2013. Considerando o swap de 360 dias, de 6,71%, descontado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) esperado de 4,04%, a taxa real ex-ante (medida pela taxa do swap pré-DI 360 dias deflacionada pela expectativa de inflação dos próximos 12 meses) fica em 2,57%.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) começou o atual ciclo de afrouxamento monetário, em outubro de 2016, o juro real estava ao redor de 6,90%, reflexo de uma taxa de mercado de 12,3% e de uma projeção de inflação de 5%.

Fazendo um exercício com os prognósticos do mercado contidos no boletim Focus, o juro real projetado para o fim do ano é de 2,83%, reflexo de uma Selic estável em 6,75%, descontado de uma projeção de inflação de 3,81%.

Usando os parâmetros do BC, que estima inflação de 4,2%, e mantendo a Selic em 6,75%, o juro real projetado é de 2,45%.

A diferença decorre da projeção de inflação. Enquanto o mercado vem revisando as projeções do IPCA de 2018 para baixo, o prognóstico do BC se mantém em 4,2%.

Caso seja confirmada pelo Copom a estabilidade da Selic em 6,75% ao ano no seu encontro de março e o mercado seguir, ou mesmo manter, suas projeções de inflação, haverá uma elevação na taxa de juro real.

Ainda assim, a taxa real segue abaixo das estimativas para a taxa neutra, aquela que promove crescimento sem tirar a inflação das metas. No ano passado, BC apresentou uma pesquisa feita em abril para captar a avaliação do mercado sobre essa taxa estrutural. A mediana mostrou taxa de 5% no curto prazo, 4,5% em dois anos e 4% em cinco anos.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!