Bolsas da Europa fecham sem direção única com desvalorização do euro – Valor

SÃO PAULO  –  As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira (20), impulsionadas pela desvalorização do euro na sessão. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,60%, a 380,51 pontos, com o DAX, referência da bolsa de Frankfurt, subindo 0,83%, a 12.487,90 pontos, e o CAC 40, de Paris, avançando 0,64%, a 5.289,86 pontos. O FTSE 100, de Londres, oscilava próximo da estabilidade logo antes do fim da sessão, fechando em leve baixa de 0,01%, a 7.246,77 pontos.

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha apontou alta de 2,1% na base anual em janeiro, desacelerando em relação aos 2,3% da leitura de dezembro de 2017. O dado contribuiu para manter o euro em baixa na sessão, apesar do avanço dos yields dos títulos soberanos alemães. No início da tarde desta terça-feira (20), a moeda única operava em baixa de 0,46%, a US$ 1,23525.

“A queda nos preços ao produtor pode ser consequência de demanda mais fraca, o que não é algo positivo para a economia alemã”, ressalva David Madden, da CMC Markets. “O PPI tende a ser um indicador antecedente da inflação ao consumidor, que tem se suavizado recentemente”, acrescenta o analista, destacando a possibilidade de que se esteja ingressando em período de inflação abaixo do esperado, o que pressionaria o euro para baixo.

O yield dos bunds alemães de 10 anos, por outro lado, subiram a 0,738%, de 0,733% do final da sessão da segunda-feira (19), pressionando o mercado acionário europeu. Os investidores se mostram preocupados com a alta dos yields europeus, devido a uma potencial redução das expectativas de inflação de que ela pode desencadear, dificultando, com isso, os planos para a política monetária do BCE.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!