Índice de confiança do empresário gaúcho atinge maior nível desde 2010 – Jornal do Comércio

Pelo oitavo mês consecutivo, o Índice de Confiança Empresarial (ICEI-RS), medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), apresentou alta. O indicador avançou mais 0,6 ponto no mês de janeiro, alcançando 61,6 pontos, e atingiu o seu maior nível desde junho de 2010.

“A confiança do empresário vem ancorada no cenário favorável para demanda, juros e inflação para 2018, o que mantém as projeções de continuidade da recuperação da atividade industrial nos próximos meses”, comentou o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, em nota divulgada para a imprensa.

O ICEI-RS é medido mensalmente pela Fiergs, através da consulta a 210 empresas, e aponta confiança quando o resultado fica acima dos 50 pontos – índice que voltou a ser registrado em fevereiro de 2017.

A entidade observa que o levantamento de fevereiro foi encerrado no dia 16, e por isto não capta um eventual impacto negativo provocado pela suspensão da votação da Reforma da Previdência.

Todos os indicadores que integram a pesquisa subiram em fevereiro. O destaque foi o Índice de Condições Atuais (ICA), com 57,2 pontos, a maior pontuação desde junho de 2010, e uma expansão de 1,6 ante janeiro. 

Houve ainda um pequeno avanço nas perspectivas dos empresários. Para os próximos seis meses, o Índice de Expectativas passou de 63,6 pontos para 63,9 em fevereiro, maior patamar nos últimos oito anos. Já o percentual de industriais gaúchos que projetam melhora na economia brasileira chegou a 47,8%, enquanto a fatia que prevê piora foi de 7,3%.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!