Telefónica quase quintuplica lucro no 4º trimestre, a 693 milhões de euros – Isto É

A espanhola Telefónica apresentou lucro líquido de 693 milhões de euros no quarto trimestre do ano passado. De acordo com comunicado da companhia divulgado há pouco, a soma representa 4,8 vezes o resultado verificado de outubro a dezembro de 2016. No ano todo, o lucro líquido da empresa foi de 3,132 bilhões de euros, um aumento de 32,2% na comparação com 2016.

A Telefónica ressaltou que o resultado por ação em 2017 ficou em 0,56 euro, uma elevação de 33,9% em bases anuais. No último trimestre do ano, o retorno foi de 0,12 de euro por ação, 7,9 vezes a mais do que em igual período do ano anterior. A companhia também anunciou a remuneração prevista para 2018, de 0,40 de euro por ação, com metade dos pagamentos esperados para dezembro e a outra metade, em junho de 2019.

“Em 2017, obtivemos resultados sólidos, cumprimos os objetivos estabelecidos para o ano, que foram revisados para cima em meados do ano”, comemorou o CEO José María Álvarez-Pallete, por meio de nota. Ele destacou que houve crescimento das receitas, do Ebitda, do fluxo de caixa operacional, do lucro por ação e do fluxo de caixa livre, além da redução da dívida líquida em 4,4 bilhões de euros. “E tudo isso, apesar do impacto negativo da regulamentação”, considerou.

A dívida financeira líquida da Telefónica em dezembro do ano passado estava em 44,23 bilhões de euros, o que significa uma diminuição de 2,992 bilhões de euros em relação a setembro. A trajetória de baixa foi atribuída pela empresa, principalmente, à geração de caixa livre (1,721 bilhão de euros), ao fechamento da venda de 40% da Telxius (1,275 bilhão de euros), à emissão de instrumentos de capital próprio (915 milhões de euros) e ao menor valor em euros de dívida líquida em moeda estrangeira (125 milhões de euros). Em comparação com dezembro de 2016, a dívida foi reduzida em 4,365 bilhões de euros (-9%).

Pallete também enfatizou na nota que a empresa continua no processo de digitalização. Os investimentos da companhia somaram 8,697 bilhões de euros no ano passado, o que equivale a uma redução de 2,6% ante 2016 em termos reportados e de 1,2% em bases orgânicas. “Os investimentos realizados nos últimos anos colocam-nos em uma posição de força, cobrimos mais de 90% da população na Europa com tecnologia LTE e ultrapassamos 70 milhões de usuários utilizando fibra ótica”, pontuou. O executivo participará de teleconferência a partir das 6h (de Brasília) para detalhar os resultados da companhia do ano passado.

The post Telefónica quase quintuplica lucro no 4º trimestre, a 693 milhões de euros appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!