Democratas publicam contramemorando sobre ingerência russa – Isto É

Os congressistas democratas americanos publicaram neste sábado (24) sua resposta a um polêmico memorando redigido pelos republicanos, no qual acusavam de parcialidade e de abuso de poder a condução da investigação sobre ingerência russa na eleição presidencial de 2016.

“Os oficiais do FBI e do Departamento de Justiça não ‘abusaram’ do processo da Lei de Vigilância da Inteligência Estrangeira (Fisa, na sigla em inglês), omitiram informação importante, ou obtiveram essa ferramenta vital para espionar a campanha de Trump”, defende o texto dos democratas, referindo-se ao processo por meio do qual se obtém mandados de vigilância.

Em seu memorando, que veio à tona no início do mês apesar das objeções do FBI (a Polícia Federal americana) e do Departamento de Justiça (DOJ), os republicanos garantiram que a investigação financiada pelos democratas estimulou o FBI a espionar Carter Page, ex-assistente de campanha do presidente Donald Trump.

“De fato, o DOJ e o FBI teriam sido negligentes em seu dever de proteger o país, se não tivessem buscado um mandado ‘Fisa’ para fazer uma vigilância temporária de Carter Page, alguém que o FBI classificou como um agente do governo russo”, acrescenta o documento democrata.

O porta-voz adjunto republicano Raj Shah classificou o memorando como um “documento político” que está “carregado de acusações não corroboradas” e “não responde às sérias preocupações colocadas” no texto republicano.

A Inteligência americana concluiu que a Rússia tentou influenciar as eleições de 2016 que levaram Trump à Casa Branca, mas o presidente negou, repetidamente, qualquer complô com Moscou.

The post Democratas publicam contramemorando sobre ingerência russa appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!