Emprego em recuperação faz empresário paulistano ficar “otimista” – Exame

Na comparação com fevereiro de 2017, quando o índice estava em 78,4 pontos, o IEC teve crescimento de 29,4%

Por Agência Brasil

access_time 26 fev 2018, 18h32

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) avançou 1,8% em fevereiro, passando de 99,7 pontos em janeiro para 101,5 pontos neste mês. O indicador é calculado desde 2011 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O resultado ficou acima de 100 pontos – limite que separa o pessimismo do otimismo – após 36 meses abaixo desse índice. Na comparação com fevereiro de 2017, quando o índice estava em 78,4 pontos, o IEC teve crescimento de 29,4%.

O índice é formado por dois componentes: expectativas para contratação de funcionários e nível de investimento das empresas. Para o levantamento foram entrevistados cerca de 600 empresários no município de São Paulo. O indicador varia de zero a 200 pontos, partindo do desinteresse absoluto para o interesse absoluto sobre a expansão dos negócios.

Em relação à expectativa de contratação, houve alta de 0,2%. Em janeiro a pontuação estava em 117,3 e agora ficou em 117,6, ambas revelam otimismo. Na comparação anual, o aumento foi de 24%. Em fevereiro do ano passado o componente estava em 94,8.

Já quanto ao nível de investimentos das empresas, houve alta de 4% em fevereiro com o índice passando de 82,1 pontos no mês anterior para 85,4. Em relação a fevereiro do ano passado, quando o componente estava em 62, o acréscimo é mais expressivo (37,7%).

A FecomercioSP avalia que, com o emprego em recuperação, “o investimento deve retornar com mais força e fazer cada vez mais parte dos planos dos empresários”. A federação acrescenta ainda que “a propensão a empregar, que está quase 25% acima da apurada em fevereiro do ano passado, é também um excelente sinal”.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!