Gana Propõe Criptomoeda Única na África Ocidental – Portal do Bitcoin

Ken Ofori-Atta, ministro de Finanças de Gana está se empenhando para persuadir países vizinhos a adotarem uma criptomoeda única para a África Ocidental, porém há resistência, principalmente pelo governo nigeriano. Ofori-Atta acredita que se Gana se posicionar bem e conseguir convencer a maioria dos países, a atividade econômica da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) terá uma grande recuperação.

A Nigéria, que tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da região, no entanto, não está convencida sobre ser beneficiada por uma moeda única para sua mega economia, cujo PIB quadruplica o resto dos outros combinados, com exceção do Gana. Os nigerianos deixaram bem claro que não precisam dessa tecnologia no momento, mas quem sabe futuramente quando a integração entre os países for mais forte.

Porém, Offori-Atta não desiste. Sua última declaração parece ser direcionada justamente para a Nigéria. “Estaremos prontos para iniciarmos 2020 com uma moeda única e criptografada. Com certeza iremos encontrar dois, três ou quatro países que estão prontos como nós. Ao nos juntarmos nesse benefício, certamente os outros virão atrás, como o efeito cascata”, disse o ministro de Gana em declaração na reunião de ministros da África Ocidental em Acra (capital) na ultima quarta-feira.

As declarações do ministro de Gana não surtiram efeito diretamente no governo nigeriano e canais de mídias realizaram chats com personalidades e também foram às ruas saber a opinião das pessoas: “Isto é uma imposição injusta, especialmente quando a taxa de crescimento econômico da Nigéria melhora geometricamente melhor do que a deles (aqui ele se refere a Gana)”, disse Michael Adedotun, membro da Oke Foundation em uma pesquisa on-line pelo portal de pesquisa nigeriano This Day Live.

Uma moradora de Lagos, sudoeste da Nigéria, também deu sua opinião numa entrevista: “Nós precisamos apenas manter nossa casa em ordem, mais nada. Politicamente a Nigéria é dividida e isso também se aplica regionalmente em termos de religião e etnia”.

Outro morador de Abuja parece ter o mesmo sentimento, porém mais radical: “A ideia de uma única moeda regional na África Ocidental, embora atraente, não pode beneficiar a Nigéria no longo prazo por causa das questões identificadas de corrupção e fuga de capitais em países vizinhos”.

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, disse ter pressa no processo de introdução da criptomoeda. Em sua declaração ele parece também “cutucar” o governo nigeriano: “Continuamos determinados a ter uma moeda única, o que ajudaria a eliminar as barreiras comerciais e monetárias, reduzir os custos de transação, impulsionar as atividades econômicas e elevar o nível de vida do nosso povo”. A declaração do presidente indica que o Gana poderia avançar e implementar o novo ecossistema, mesmo que a Nigéria não se sinta pronta.

Os países que são normalmente considerados parte da África Ocidental são: Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Giné Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Niger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo e alguns países insulares (ilhas), como Camarões, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.

Leia Também: Interesse por Bitcoin e Ethereum Caiu 75% de Acordo com o Google

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!