Intenção de consumo das famílias cresce 12% em fevereiro, diz Fecomércio-RS – Jornal do Comércio

Pesquisa da Fecomércio-RS apontou, nesta segunda-feira (26), que a intenção de consumo das famílias gaúchas cresceu 12% em fevereiro, frente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, a alta foi de 1,8%, atingindo 69,8 pontos. Segundo a entidade, a elevação ocorreu em todos os componentes da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), com exceção do indicador que avalia o consumo de bens duráveis e perspectivas profissionais.

O indicador que avalia a segurança com relação a situação do emprego alcançou 88,2 pontos em fevereiro, o que representa uma queda de 17,8% na comparação com fevereiro/2017 e alta de 6,6% sobre janeiro/2018.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, avalia que a “recuperação marginal” está em linha com a retomada do mercado de trabalho. Bohn admite que boa parte da ocupação é oriunda de vagas informais. “Para este ano, com o aquecimento da atividade econômica, a recuperação do mercado de trabalho deve se estender aos empregos com carteira assinada, dando mais solidez a retomada do consumo”, afirmou Bohn.

Sobre a renda atual, a avaliação alcançou 72,7 pontos, avanço de 58,3% ante fevereiro/2017, mas reflete confronto com base de comparação fraca. O indicador que mede o consumo atual registrou 50,1 pontos, elevação de 48,3% sobre o mesmo mês do ano passado e alta de 7,6% sobre janeiro/2018. O índice que mede a facilidade de acesso ao crédito atingiu 73,4 pontos em fevereiro, alta de 48,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Frente a janeiro, o crescimento foi de 6,9%. A expectativa das famílias sobre a área profissional cresceu 10% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2017, alcançando 79,8 pontos. 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!