Em semana de IPCA, juros futuros caem – Valor

SÃO PAULO  –  Os investidores do mercado de juros futuros reforçaram a aposta num corte adicional da Selic na sessão desta segunda-feira (5). A mudança no discurso do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, sacramentou a leitura entre os agentes financeiros de que a taxa caíra, pelo menos, mais um degrau.

A chance de queda adicional da Selic subiu para cerca de 80%, ante quase 70% na última sessão, conforme precificado nos vencimentos mais curtos dos juros futuros. O cenário contempla o corte de 0,25 ponto percentual da taxa, para 6,50%.

Na manhã desta segunda, Goldfajn reconheceu que o comportamento recente da inflação e das expectativas surpreendeu a todos inclusive a autoridade monetária. “As últimas taxas vieram mais baixas do que estávamos esperando. A inflação continua baixa e favorável”, disse em entrevista à rádio CBN.

O tom adotado pelo dirigente também aumentou a confiança num cenário em que a taxa deva permanecer em níveis baixos por mais tempo. Sinal disso é que DI janeiro/2019 terminou a sessão regular em 6,465%, cerca de 5 pontos-base abaixo do ajuste anterior. Já o DI janeiro/2020 caiu para 7,410%, ante 7,470% no ajuste anterior.

A surpresa do Banco Central com a trajetória da inflação animou os investidores, que já antecipavam nova rodada de números favoráveis dos índices de preços para esta semana. O IPCA de fevereiro será divulgado na sexta-feira (9). Para a equipe de pesquisa econômica do Bradesco, o indicador deve ter alta de 0,33%, com núcleos bem-comportados, indicado a ausência de pressões inflacionárias.

No fim da sessão regular, o DI janeiro/2021 caía a 8,300% (8,360% no ajuste anterior), e o DI janeiro/2023 recuava a 9,140% (9,200% no ajuste anterior).

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!