Fitch rebaixa rating de SP, SC e PR e das cidades de São Paulo e Rio – Jornal do Comércio

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou de BB para BB- o rating dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, bem como das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro – todos com perspectiva estável.

A ação vem na esteira de um rebaixamento semelhante do rating soberano do Brasil, também de BB para BB-.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira (5), a agência diz que não espera uma mudança na disposição do governo do presidente Michel Temer em “fornecer apoio à dívida subnacional em caso de necessidade” e cita a intervenção federal no Rio.

“Considerando as características do quadro institucional brasileiro, de acordo com a Fitch, nenhuma entidade subnacional pode ter uma classificação melhor que à soberana, ao passo em que o governo exerce um alto grau de controle e possível intervenção em Estados e cidades. Esse é o caso dos Estado de São Paulo e sua capital, bem como do Paraná, Santa Catarina e da cidade do Rio de Janeiro, cujos ratings são limitados pelo soberano”, diz a agência.

O documento ainda presume que os governos regionais do Brasil manterão o acesso aos mercados internacionais e doméstico, mesmo se houver o retorno de uma alta volatilidade financeira internacional e maiores choques de confiança internos”.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!