Se Nafta for renegociado, México e Canadá serão isentos de tarifas, diz Mnuchin – Jornal do Comércio

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou há pouco em depoimento no Congresso americano que, se o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) for renegociado, os outros dois signatários do acordo, México e Canadá, serão isentos das tarifas sobre a importação de aço e alumínio anunciadas na última quinta-feira pelo presidente Donald Trump. A declaração confirma o que o próprio Trump escreveu ontem em sua conta no Twitter, de que as tarifas “só seriam suspensas” para os dois países vizinhos se um “novo e justo” tratado fosse assinado.

Ao responder a perguntas de deputados no Comitê de Dotações da Câmara dos Representantes dos EUA, Mnuchin disse ainda que a “prioridade” do governo americano é renegociar o Nafta e ter um comércio “justo e equilibrado” com a China.

Mnuchin afirmou também que apoia as tarifas sobre aço e alumínio e está aguardando Trump anunciar os detalhes sobre sua aplicação ainda nesta semana. “Estou ciente sobre o medo de uma guerra comercial”, afirmou o secretário. “O presidente entende, sim, o impacto (das tarifas) sobre a economia (americana) e nós temos uma forma de administrar isso”, acrescentou.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!