União Europeia está empenhada em fechar acordo com Mercosul, acredita Temer – Jornal do Comércio

O presidente da República, Michel Temer, usou as redes sociais para se mostrar otimista em relação a possibilidade de o Mercosul e União Europeia fecharem um acordo. Ao comentar a conversa que teve ontem com o presidente do Paraguai, Horário Cartes, Temer citou também que, na segunda-feira, recebeu telefonemas do primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e do presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, para tratar do tema. Segundo o presidente brasileiro, os europeus deram “a garantia de que a União Europeia está empenhada em fechar a negociação do acordo com o Mercosul”.

“Ambos me reiteraram o interesse em vencer as últimas contendas para que o acordo Mercosul-União Europeia seja fechado no menor prazo. Na ocasião, eu também revelei meu empenho nessa direção”, escreveu o presidente.

Negociado desde 1999, o entendimento esteve perto de uma conclusão em 2004. Mas o Mercosul considerou, na época, que a oferta dos europeus era insuficiente. O processo ficou congelado por anos e, em 2016, voltou a ser negociado. O objetivo do governo de Michel Temer era de anunciar o tratado em dezembro do ano passado. Mas, com uma oferta de abertura dos europeus uma vez mais insuficiente, o processo acabou não sendo concluído.

No final de janeiro, depois de meses de entusiasmo com um eventual acordo entre Mercosul e União Europeia, o governo brasileiro admitiu que um entendimento de livre-comércio com o bloco europeu estava “difícil” de ser concluído.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!