Fazenda prevê para breve votação do cadastro positivo na Câmara – Valor

RIO  –  O secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência do Ministério da Fazenda, João Manoel de Pinho de Mello, afirmou nesta sexta-feira que o projeto do novo Cadastro Positivo — lista pública com informações sobre quem toma crédito e tem bom histórico de pagamentos — “está prestes a ser votado” na Câmara dos Deputados. Ele, no entanto, não quis estipular um prazo, dizendo que o Parlamento é “soberano”.

Mello destacou que o mecanismo vai beneficiar o consumidor. “A existência de um cadastro positivo de ‘bureaus’ de crédito que funcionem é um dos principais motivos de queda de juros e democratização do crédito”, afirmou após sua fala no seminário “A agenda da produtividade e do emprego”, promovido pelo Banco Mundial e pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio.

Ele disse que o governo acrescentou salvaguardas para proteger o consumidor. Todos estarão no cadastro, a não ser quem diga expressamente que queira estar fora. “Estamos abrindo [as informações] entre bancos e os dois ‘bureaus’ de crédito”, afirmou, referindo-se à Serasa e à Boa Vista, que passarão a ter que ser autorizados pelo Banco Central.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!