Telecom Italia: Entrada do Elliott e chance de fusão impulsionam ações – Valor

SÃO PAULO  –  A entrada do fundo ativista Elliott Management no capital da Telecom Italia animou os investidores da dona da TIM Brasil. As ações da companhia italiana tiveram alta de 4,63% na Bolsa de Milão, nesta quinta-feira, cotadas a 0,823 euro.

O investimento do Elliott, visto como uma surpresa no setor, poderá levar a uma revisão da estratégia do grupo de telecomunicações. Não foi revelada ainda a fatia do capital adquirida pelo fundo, mas analistas consideram que ainda não havia excedido a 5%, limite que requer comunicação à Consob, autoridade que regula a bolsa italiana, o que ainda não ocorreu.

A compra de ações se deu às vésperas de o conselho de administração da Telecom Italia aprovar o plano estratégico do grupo para o período 2018-2020, na terça-feira.

O executivo-chefe da Telecom Italia, Amos Genish, deverá reunir-se com representantes do Elliott durante a apresentação do plano estratégico e resultados da empresa de 2017, em Londres, segundo a agência Radiocor informou na Bolsa de Milão.

No mercado internacional, analistas consideram como promissora uma possibilidade de fusão entre a Telecom Italia e a Mediaset, operadora de TV do fundador e acionista Silvio Berlusconi. Esse cenário seria de interesse do fundo para criar uma empresa de mídia italiana com infraestrutura de telecomunicações para distribuir imagens. A ação da Mediaset fechou em alta de 9,23%, cotada a 3,34 euros na Itália, nesta quinta-feira.

A posição da Telecom Italia e seus principais acionistas ficou conturbada. A Vivendi, sócia majoritária da empresa italiana e segunda maior acionista da Mediaset, tem um relacionamento considerado difícil com o Elliott — as duas partes têm uma disputa judicial relativas a ações premium da empresa francesa. O que se comenta na Radiocor é que o fundo pretende colocar representantes independentes no conselho de administração e até trocar gestores da Telecom Italia.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!