Juros futuros voltam a cair após ajuste nas expectativas de inflação – Valor

SÃO PAULO  –  Os juros futuros voltam a operar em queda nesta segunda-feira. A direção das taxas conta com respaldo de novos ajustes para baixo nas estimativas de analistas para inflação e para a Selic.

Conforme apontado pelo Boletim Focus, o IPCA esperado para 2018 agora está em 3,67%, com ligeiro recuo ante os 3,70% na leitura anterior. Já a expectativa de inflação para 2019 saiu de 4,24% para 4,20%.

O que se observa a partir dos números é que o mercado vê inflação comportada o suficiente para um cenário de juros baixos por algum tempo. Os analistas trabalham agora com cenário-base de que a Selic deve cair em março, de 6,75% para 6,50%, em linha com a aposta majoritária nos mercados de juros futuros.

Para o fim de 2019, está mantida a projeção mediana de que a taxa subirá para 8%. A taxa esperada pelos analistas ainda é menor que aquela precificada no mercado de juros futuros, de cerca de 9%. No caso de convergência, ainda haveria espaço para a queda das taxas projetadas pelos contratos de DIs.

Nesta segunda-feira, por volta das 9h30, o DI janeiro/2019 caía a 6,415%, ante 6,450% no ajuste anterior, e o DI janeiro/2020 recuava para 7,240%, ante 7,290% na mesma base de comparação.

Mais cedo, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, reiterou que a inflação começou o ano abaixo do que se imaginava e citou a elevada capacidade ociosa como um dos fatores que explica os índices de preços baixos. A surpresa do BC com a inflação, como apresentada na ata da última reunião do Copom, era uma das condições para queda adicional da Selic.

Ilan destacou ainda que a trajetória de preços está indo em direção à meta. Este é o cenário-base no BC que conta ainda com recuperação consistente da atividade.

Hoje, as taxas de vencimentos mais longos também mostravam ligeiras quedas, com bom humor no exterior. O DI janeiro/2021 cedia a 8,210% (8,250% no ajuste anterior); o DI janeiro/2023 recua a 9,150% (9,190% no ajuste anterior); e o DI janeiro/2025 cedia a 9,580% (9,630% no ajuste anterior).

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!