País acelera negociações com a UE para acordo com Mercosul, diz Meirelles – Jornal do Comércio

O ministro Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (14) que o Brasil está acelerando as negociações com a União Europeia para finalmente fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul. Segundo o ministro, o governo também já iniciou conversas com o Reino Unido para um acordo após a sua saída do bloco europeu.

“Isso vai facilitar as exportações brasileiras e a importação de produtos base para a indústria nacional”, afirmou o ministro, em entrevista a internautas no Twitter. Meirelles também disse que o Brasil está se aproximando da Parceria Transpacífico, acordo de livre comércio formado por 11 países banhados por aquele oceano.

“Para que o Brasil possa de fato crescer, além do controle das despesas públicas e da inflação, e necessário abrir a economia”, avaliou ele, que entre os compromissos previstos de agenda nesta quarta-feira em São Paulo, tem a visita à sede do Twitter e encontro com o alto escalão da empresa.

Questionado sobre se os juros no Brasil continuarão a cair, o ministro respondeu que isso depende da inflação e que a decisão sobre a taxa Selic é do Banco Central. “A taxa básica de juros já é a mais baixa da história, e no devido tempo isso começa a aparecer nos juros de crédito. O custo do crédito deve continuar caindo daqui para frente”, completou.

Ele repetiu que o Brasil estava na maior recessão da história, mas voltou a crescer com a inflação controlada. “É possível sim cortar gastos federais inúteis e para isso aprovamos a limitação do crescimento das despesas públicas”, acrescentou.

Meirelles reiterou que ainda irá decidir se será ou não candidato à Presidência da República. Ainda assim, ele agradeceu o apoio de internautas que manifestaram na rede social o desejo de votar no ministro na eleição deste ano.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!