Governo liberou R$ 2 bilhões em microcrédito para beneficiários de programas sociais – Jornal do Comércio

Em seis meses, a população de baixa renda acessou R$ 1,94 bilhão em microcrédito por meio de parcerias com instituições financeiras para fortalecer pequenos negócios. Esse é o primeiro levantamento do Plano Progredir, um pacote de medidas do governo federal para buscar a autonomia das famílias de baixa renda, principalmente os beneficiários do Bolsa Família e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

As concessões foram possíveis a partir de Resolução 4574/2017 do Conselho Monetário Nacional, que priorizou o microcrédito para o público do Cadastro Único. Além do acesso aos recursos, os beneficiários também receberam orientações e assistência técnica que auxiliam na abertura dos empreendimentos. Lançado em setembro de 2017, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o plano reúne também ações para qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

A divulgação dos primeiros números do Plano Progredir ocorre poucos dias depois do presidente Michel Temer ter negado informações de que o Bolsa Família – vitrine da área social do governo Lula – iria acabar. O governo estuda mudar o nome do programa Bolsa Família. Uma das opções que chegou a ser analisada foi rebatizar o programa de Bolsa Dignidade. O governo pretende reajustar os benefícios do bolsa ainda este ano.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que o plano “progredir” articula ofertas dos setores público e privado para os mais pobres. Segundo ele, 68 mil empregos formais criados e 84 mil pessoas qualificadas. Além do acesso aos recursos, os beneficiários também receberam orientações e assistência técnica que auxiliam na abertura dos empreendimentos.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!