PIB mensal apurado pelo Itaú cai 0,4% em janeiro ante dezembro – Jornal do Comércio

O PIB mensal Itaú Unibanco (PM-Itaú), indicador do banco que calcula o ritmo da atividade econômica a cada mês, teve queda de 0,4% em janeiro ante dezembro, após ajuste sazonal. Apesar do recuo, o trimestre encerrado no mês apresenta avanço de 0,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Para fevereiro, com base em indicadores coincidentes já divulgados, a instituição espera alta mensal de 1,2%, também com ajuste sazonal.

Em relatório, a equipe de economistas do banco explica que a retração observada em janeiro reflete recuos da produção industrial e da receita real do setor de serviços. As vendas do varejo, por sua vez, tiveram resultado ligeiramente positivo.

“Analisando a abertura por componentes do PM-Itaú, houve queda em 8 dos 13 indicadores que compõem o índice mensal. O destaque entre as quedas fica para os setores de serviços cobertos pela Pesquisa Mensal de Serviços: transporte, serviços de informação e “outros serviços” recuaram 1,9%, 0,8% e 0,4% na variação mensal dessazonalizada, respectivamente”, afirma a equipe do banco na nota.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!