Renner digitaliza 100% da concessão de crédito – Jornal do Comércio

Uma das varejistas mais atentas à tendência de transformação digital dos negócios, a Lojas Renner é a primeira da área de moda do Brasil a digitalizar 100% do processo de concessão de crédito. Todo o procedimento é feito com o uso de um dispositivo móvel. O cliente precisa responder apenas duas perguntas: nome e CPF. O sistema captura as respostas, roda o motor de crédito que existe por trás da solução, tira uma fotografia para realizar a biometria facial (reconhecimento facial) e colhe sua assinatura digital.

Para formalização final do crédito, o cliente recebe, no seu e-mail, o contrato de adesão ao cartão. Ele pode cadastrar sua senha e fazer o download do aplicativo da Renner no seu celular pessoal, ficando habilitado a utilizar o cartão digital.

A análise toda dura apenas 30 segundos, e tudo é feito sem que o consumidor precise ir até uma área específica de crediário. Na prática, isso significa que a experiência de compra não é interrompida, pois os colaboradores acompanham o consumidor enquanto eles fazem as compras. “É uma evolução relevante, na medida em que estamos sempre buscando a inovação focada na experiência de compra”, relata a diretora de Produtos Financeiros da Realize, instituição financeira da Lojas Renner, Fabiana Taccola.

O sistema está rodando em 58 lojas – São Paulo, Rio de Janeiro e duas em Porto Alegre. Até o final do primeiro semestre, deve chegar às 330 lojas da rede. Nas unidades onde foi implantado, já está sendo registrado um ganho de 30% de produtividade dos colaboradores no processo de crédito. Além da melhora da experiência do cliente na loja, outras vantagens são a eliminação total do uso de papel – antes, eram utilizadas cerca de 3 milhões de folhas por ano – e a redução das fraudes.

Fabiana explica que a empresa tem 40 anos de atuação na área de crédito, o que significa que criou um sistema inteligente de dados, além da presença de parceiros externos que apoiam nessa análise. Da mesma forma, a Renner tem expertise no processo de digitalização da experiência de compra dos clientes, que já podem, por exemplo, usar o cartão digital e efetuar suas compras apenas encostando o celular no balcão. Faltava essa parte da iniciação do crédito, que atende os novos clientes.

“É importante chegarmos até aqui, porque essa área geralmente envolve algum atrito com o consumidor em função da burocracia”, conta Fabiana, destacando que, antes, eles precisavam responder a uma série de perguntas e apresentar cópias de documentos.

 

O SAS, que atua no mercado de Analytics, anuncia o lançamento do SAS Innovation Lab. O projeto, com foco em inovação, usa a plataforma na nuvem, a solução SAS Viya, voltada para preparação de dados, visualização de dados e mineração com alta performance e elevada produtividade. O objetivo é fazer com que as empresas expandam exponencialmente a cultura da análise de dados em seu dia a dia e acelerem a entrega de projetos em produção de forma ágil, mas sem perder governança e compliance.

Segundo o head de Inovação do SAS América Latina, Bruno Maia, atualmente, o SAS Viya permite que a análise de dados seja feita de uma maneira mais fácil e democrática. “Essa plataforma simplificou todo o processo de análise de informações para que o cliente não dependa de conhecimentos estatísticos avançados para extrair insights e gerar valor para o negócio, com alta disponibilidade de recursos de machine learning e analytics avançado”, explica.

Para colocar o projeto em prática, em 2016, o SAS começou a investir em uma célula na América Latina totalmente voltada para a inovação, envolvendo soluções em nuvem. Dois anos depois, a empresa consolidou um núcleo na região, tendo o Brasil como hub e a missão de promover a inovação.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!