Fraport dá a largada para obras do aeroporto de Porto Alegre – Jornal do Comércio

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, estão oficialmente em andamento. A pedra fundamental do projeto foi inaugurada nesta quinta-feira (22) pela concessionária que assumiu a operação em 2017, a alemã Fraport. Por enquanto, estão sendo realizadas obras como a construção de uma subestação de energia e a demolição de uma estrutura inacabada para ampliar a capacidade atual de passageiros do Terminal 1. A Fraport também faz melhorias gerais no terminal atual, como reforma dos banheiros e sinal de Wi-Fi.

Toda a primeira etapa, que engloba ainda a construção de um novo edifício-garagem, aumento no pátio de aeronaves e novo sistema de bagagens, deve ser entregue até outubro de 2019. As obras serão tocadas pelo consórcio formado pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello. O governador José Ivo Sartori e o prefeito da capital, Nelson Marchezan Júnior, foram ao ato.

Ao todo, a Fraport prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão no projeto, incluindo também a tão debatida ampliação da pista para pousos e decolagens, cujo prazo de entrega é maior, até dezembro de 2021. Os trabalhos na pista, entretanto, ainda dependem da remoção de 364 famílias da Vila Nazaré, região que, por normas internacionais, precisa ser desocupada para a criação de zonas de segurança da pista. A vila fica no limite da área atual do aeroporto. 

Segunda a CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal, a empresa aguarda a conclusão da transferência das famílias pela prefeitura de Porto Alegre. O prefeito garantiu que o processo está bem encaminhado, dependendo de reformas realizadas pela Caixa Econômica Federal no residencial Senhor do Bonfim, que havia sido invadido por famílias de outras áreas da Capital e foi desocupado no mês passado, por decisão da Justiça e atendendo reintegração de posse para a Caixa. O entrave, segundo o prefeito, está no recadastramento das famílias que têm direito à moradia.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!