ONS convoca distribuidoras para debater apagão atingiu todo o País – Jornal do Comércio

O Operador Nacional do Sistema (ONS) vai realizar, na segunda-feira, uma reunião com as empresas diretamente responsáveis pelo sistema afetado no apagão que, na tarde de quarta-feira, atingiu todas as regiões do País, afetando principalmente estados do Norte e Nordeste. Cerca de 70 milhões de pessoas ficaram sem energia.

“A determinação das causas da perturbação exige a análise de uma grande quantidade de informações e já está em curso. A reunião com as empresas envolvidas para a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação será realizada na segunda-feira, no ONS, no Rio de Janeiro”, disse o operador.

O apagão começou pouco antes das 16h. O evento teve origem na falha de um disjuntor de interligação de barramentos na subestação Xingu, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste.

O apagão causou o desligamento de 19.760 megawatt (MW), o que correspondeu a 25% da carga do Sistema Interligado Nacional (SIN). Na Região Norte, houve desligamento de consumidores em Manaus, Macapá, Palmas e Belém. A energia só foi totalmente restabelecida por volta das 17h50min.

Na Região Nordeste, todos os estados foram afetados com o desligamento de 10.750 MW de carga. A Bahia foi o primeiro estado afetado, a partir das 16h10min. Segundo o ONS, às 20h20min foi restabelecida 50% da carga de energia. Apenas as 21h a energia voltou ao normal.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!