Focus reduz projeção e vê Selic a 6,25% em 2018 – Jornal do Comércio

Os economistas que mais acertam as projeções no Boletim Focus, do Banco Central (BC), passaram a ver a taxa básica de juros mais baixa no fim deste ano depois que o BC cortou a Selic na semana passada e indicou nova redução em maio. A pesquisa Focus divulgada ontem mostrou que o “Top 5” passou a calcular a Selic em 6,25% no fim de 2018, contra 6,50% antes. Para 2019, a conta continua sendo de 8%.

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, no dia 21, cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, levando-a à nova mínima histórica de 6,5% ao ano. O BC apontou que fará mais uma redução da Selic em maio antes de encerrar o ciclo de afrouxamento monetário. Os especialistas, entretanto, mantiveram na mediana das projeções a expectativa para a Selic ao final deste ano em 6,5%. O BC divulga hoje a ata do encontro, que pode dar mais pistas sobre a condução da política monetária. Para 2019, a projeção segue em 8%.

A fraqueza da inflação é o que mantém abertas as apostas de mais cortes dos juros. No levantamento semanal com uma centena de economistas, a projeção para a alta do IPCA em 2018 agora é de 3,57%, 0,06 ponto percentual a menos do que na semana anterior. Para 2019, a conta foi reduzida em 0,1 ponto, e foi a 4,10%. Em março, o IPCA-15 desacelerou a alta com força a 0,10%, atingindo o nível mais baixo para o mês em 18 anos com queda nos preços dos alimentos.

Para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto), o Focus apontou expansão de 2,89% neste ano sobre 2,83% antes, e de 3% no ano que vem, inalterado sobre o levantamento anterior.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!