Desconto máximo de 20,8% do IPVA 2018 vence nesta quinta-feira – Jornal do Comércio

O prazo para pagamento do IPVA com desconto máximo de até 20,8% termina nesta quinta-feira. Também neste dia vence a terceira e última prestação nos casos em que o motorista optou por parcelar o imposto.

Na próxima semana, se inicia a etapa de pagamento do IPVA conforme o número final da placa do veículo, cujo calendário está concentrado ao longo do mês de abril. Na segunda-feira, dia 2, é a data-limite para o final de placa com número 1. Nesse período, seguem valendo os mesmos benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. A cada semana haverá três vencimentos do IPVA. Essa fase encerra-se no dia 23 de abril.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos o índice é de 10%. E para quem ficou um ano sem infrações o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) mais 5% de desconto. Para quem quitar no mês de março é acrescido mais 1% de redução sobre o valor do tributo.

 

Quem paga?

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.

Como pagar?

Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?

Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Consultas e dúvidas

Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA-RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na app Store e na Google Play.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!