BNDES terá taxa fixa para capital de giro a partir de 24 de abril – Valor

RIO  –  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai passar a oferecer financiamentos com taxa fixa para capital de giro a partir de 24 de abril. A instituição também está trabalhando para oferecer empréstimos em taxa fixa na linha Finame, para financiamento a bens de capital, a partir do fim de maio.

O financiamento em taxa fixa será uma alternativa aos empréstimos na recém-criada Taxa de Longo Prazo (TLP), e o foco das operações recai sobre micro, pequenas e médias empresas.

Marcelo Porteiro, superintendente da área de operações indiretas do BNDES, disse que a taxa fixa permitirá aos clientes ter maior previsibilidade sobre o custo da operação. “Esse tipo de empresa [micro, pequenas e médias] precisa ter previsibilidade de taxa e também em termos de prestações que vai pagar ao longo do tempo do financiamento. Esse é o grande apelo desse produto”, disse.

A estimativa do BNDES é que o custo do financiamento com taxa fixa para capital de giro, em operações com prazo de três a cinco anos, fique em 9,5% ao ano, mais o spread do agente financeiro. Esse spread do agente é variável, dependendo do risco da operação e do cliente.

Porteiro preferiu não estimar qual pode ser o aumento na demanda do BNDES Giro, a linha de capital de giro do banco, com a adoção da taxa fixa. Mas disse que, em março, os pedidos de financiamento nessa linha chegaram a quase R$ 1 bilhão, sendo mais de 85% feitos por micro, pequenas e médias empresas.

Segundo ele, os spreads cobrados por bancos repassadores na linha de capital de giro caíram mais de dois pontos percentuais desde o começo do ano. “Esperamos intensificar isso com o produto de taxa fixa”, acrescentou.

De acordo com Porteiro, o banco tem estudos preliminares para estender a opção de taxa fixa a outras linhas de financiamento.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!