Governo de SP vai contratar fintech para operar microcrédito em favela – Valor

SÃO PAULO  –  O governo do Estado de São Paulo, por meio de sua agência de desenvolvimento, a Desenvolve SP, pretende contratar uma empresa de tecnologia financeira, ou seja, uma “fintech”, para fornecer crédito a microempreendedores individuais nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis, duas das maiores comunidades da capital paulista.

O órgão lançou um edital com as condições da concorrência. As startups de crédito interessadas podem participar de pregão presencial na sexta-feira (13). A sessão vai ocorrer às 11h na sede da agência do governo paulista, na Rua da Consolação, 371, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Desenvolve SP, a contratação de uma fintech para operar o microcrédito nessas regiões é inédita dentro do universo dos órgãos de fomento. A inciativa faz parte de um projeto-piloto do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para testar um novo modelo de financiamento, como forma de ampliar e desburocratizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) de favelas brasileiras.

A fintech que apresentar a melhor proposta comercial pela qual ofereça soluções para agilizar o processo de aprovação de financiamentos vencerá a licitação. A meta é a de que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48 horas.

“Vamos utilizar o modelo de negócios das fintechs, baseado no uso de algoritmos e da automatização de processos, para facilitar a avaliação de risco e acelerar a liberação de recursos”, explica Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Conforme o executivo, na etapa seguinte, a Desenvolve SP, junto com a fintech vencedora, vai operacionalizar o processo de análise e tomada de crédito. Além da oferta efetiva das linhas de empréstimos, o Sebrae vai promover oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades.

O BNDES vai aportar recursos no projeto no valor de até R$ 10 milhões. O edital da licitação está disponível no site da Desenvolve SP (desenvolvesp.com.br).

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!