IPCA fica em 0,09% em março e atinge menor resultado para o mês desde 1994, revela IBGE – Jornal do Comércio

A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,09% em março, ante um avanço de 0,32% em fevereiro, informou na manhã desta terça-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa acumulada pela inflação no ano foi de 0,70%. Em 12 meses, o IPCA acumulou avanço de 2,68%, também abaixo da mediana, de 2,71%, com base num intervalo de 2,64% a 2,75%. 

As passagens aéreas foram o item que teve maior impacto no recuo da taxa de inflação do período. De acordo com o IBGE, a queda de preços para março era esperada, já que os meses anteriores  são de férias escolares e março é mês de volta às aulas, quando a demanda por passagens se reduz. 

O item individual que mais contribuiu para a inflação em março, foi o das frutas, que tiveram alta de preços de 5,32%. Os preços dos alimentos como um todo subiram 0,07% no último mês. Os gastos com habitação também tiveram impacto importante na inflação do mês, com taxa de 0,19%, influenciados principalmente pelo aumento do custo com energia elétrica, de 0,67%. 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!