Governo encaminhará reforma de PIS/Cofins, diz ministro – Valor
BRASÍLIA – O novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou em seu discurso de posse no ministério que vai enviar ao Congresso uma proposta de reforma do PIS/Cofins, mas não especificou o prazo para isso ocorrer.
Guardia também disse que a Fazenda está trabalhando com secretários de Fazenda estaduais para melhorar o ICMS, fazendo alterações na lei complementar 87 para que, nos moldes da reforma do PIS/Cofins em gestação, simplificar o tributo e acelerar o aproveitamento de créditos.
Ele lembrou que um dos objetivos da reforma do PIS/Cofins é reduzir o litígio, dado que o tributo está no centro de 80% das disputas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Segundo ele, todos desejam uma reforma tributária ampla, mas é preciso ter clareza do que é possível ser feito.
Guardia destacou que o governo está trabalhando em medidas também na área de abertura comercial, além de ações que busquem melhorar a segurança jurídica, redução de custos e aumento da produtividade na economia.
Cessão
Guardia afirmou que, em sua gestão à frente da equipe econômica, buscará um entendimento entre governo e Petrobras para o tema da cessão onerosa. “Estou seguro que encontraremos uma solução que traga enormes benefícios ao país”, disse.
Segundo ele, a revisão do contrato de cessão onerosa permitirá o leilão de excedente do pré-sal, o que tem “potencial de atrair importantes recursos ao governo” e “extraordinária oportunidade para atrair investimentos ao país”.
Guardia ponderou que a negociação é “complexa”, mas que a pasta trabalha para preservar interesses tanto da União como dos acionistas. “Continuaremos a trabalhar com Ministério de Minas e Energia, com o Planejamento e com a Petrobras para assegurar esse entendimento”, disse.
Fonte Oficial: Valor.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.