Governo vai enviar reforma de PIS/Cofins, diz novo ministro da Fazenda – Valor

BRASÍLIA  –  O novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou em seu discurso de posse no ministério que vai enviar ao Congresso uma proposta de reforma do PIS/Cofins, mas não especificou o prazo para isso ocorrer.

Guardia também disse que a Fazenda está trabalhando com secretários de Fazenda estaduais para melhorar o ICMS, fazendo alterações na lei complementar 87 para que, nos moldes da reforma do PIS/Cofins em gestação, simplificar o tributo e acelerar o aproveitamento de créditos.

Ele lembrou que um dos objetivos da reforma do PIS/Cofins é reduzir o litígio, dado que o tributo está no centro de 80% das disputas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Segundo ele, todos desejam uma reforma tributária ampla, mas é preciso ter clareza do que é possível ser feito.

Guardia destacou que o governo está trabalhando em medidas também na área de abertura comercial, além de ações que busquem melhorar a segurança jurídica, redução de custos e aumento da produtividade na economia.

Cessão

Guardia afirmou que, em sua gestão à frente da equipe econômica, buscará um entendimento entre governo e Petrobras para o tema da cessão onerosa. “Estou seguro que encontraremos uma solução que traga enormes benefícios ao país”, disse.

Segundo ele, a revisão do contrato de cessão onerosa permitirá o leilão de excedente do pré-sal, o que tem “potencial de atrair importantes recursos ao governo” e “extraordinária oportunidade para atrair investimentos ao país”.

Guardia ponderou que a negociação é “complexa”, mas que a pasta trabalha para preservar interesses tanto da União como dos acionistas. “Continuaremos a trabalhar com Ministério de Minas e Energia, com o Planejamento e com a Petrobras para assegurar esse entendimento”, disse.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!