Bolsas asiáticas fecham em baixa com tensões geopolíticas e após ata do Fed – Jornal do Comércio

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (12), com investidores se mostrando cautelosos em meio a tensões geopolíticas e digerindo a última ata de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Em Tóquio, o Nikkei teve leve queda de 0,12% hoje, a 21.660,28 pontos, em seu segundo pregão negativo. Na China, o Xangai Composto recuou 0,87%, a 3.180,16 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,58%, a 1.840,27 pontos.

Além disso, o Fed revelou ontem, na ata da reunião de política monetária de março, que todos seus dirigentes esperam que a economia americana continue crescendo e que a inflação siga ganhando força. O documento reforçou expectativas de que haverá mais aumentos de juros nos EUA. No encontro do mês passado, o Fed elevou seus juros básicos em 0,25 ponto porcentual, como era amplamente esperado.

A disputa comercial entre China e EUA também continua no radar. Hoje, um porta-voz do Ministério de Comércio chinês negou que a recente promessa do presidente Xi Jinping de abrir ainda mais o mercado chinês fosse uma concessão a Washington para que os dois lados tentem superar suas desavenças comerciais. Segundo o porta-voz, os EUA “não têm mostrado sinceridade” e negociações entre Pequim e Washington sequer começaram.

Em outras partes da região asiática, o Hang Seng caiu 0,21% em Hong Kong, a 30.831,28 pontos, o sul-coreano Kospi teve baixa marginal de 0,06% em Seul, a 2.442,71 pontos, e o Taiex recuou 0,17% em Taiwan, a 10.955,29 pontos, após acumular ganhos por três sessões consecutivas. No fim da noite de ontem, o banco central da Coreia do Sul decidiu manter sua taxa de juro básica em 1,5%, como se previa.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho pelo segundo dia seguido, pressionada por ações de grandes bancos domésticos. O S&P/ASX 200 caiu 0,23% em Sydney, a 5.815,50 pontos. 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!