Mansueto Almeida assumirá nesta segunda o comando da Secretaria do Tesouro Nacional – Jornal do Comércio

O economista Mansueto Almeida, assumirá a secretaria do Tesouro Nacional. Ele ocupará a vaga deixada por Ana Paula Vescovi, que foi deslocada para a secretaria executiva do Ministério da Fazenda pelo novo ministro, Eduardo Guardia. Especialista em finanças públicas, Mansueto é um dos nomes mais conhecidos da equipe econômica. Ele foi cogitado para o Ministério do Planejamento e o Bndes, além do próprio Tesouro, quando Henrique Meirelles foi anunciado ministro pelo presidente Michel Temer, em maio de 2016.

Ex-técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele se aproximou do PSDB e, nas eleições de 2014, chegou a atuar na campanha de Aécio Neves na equipe de Arminio Fraga – o economista e ex-presidente do Banco Central liderou um time de especialistas na elaboração do programa de governo do tucano.

Mansueto tem trânsito no meio político e é bem-visto por aliados do governo que tratam da relação da equipe econômica com o Congresso. Conta, ainda, com boas relações nas principais instituições do mercado financeiro, construídas no período em que era consultor de contas públicas (2014-2015).

Ele chega ao Tesouro em um momento em que aumentará a pressão por mais gastos do governo. Mansueto, porém, é considerado rigoroso na gestão fiscal, tendo sido um dos formuladores da regra do teto de gastos – que limita o aumento das despesas à inflação. Na gestão de Meirelles na Fazenda, Mansueto chefiou a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), que, posteriormente, foi desmembrada. Desde o ano passado, era responsável pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal e Energia.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!