Carteiras de Bitcoin Online: Como funcionam e Quais Utilizar – Portal do Bitcoin

O que é uma carteira online?

Como o próprio nome sugere, é uma carteira que pode ser acessada e gerenciada de forma totalmente online. O usuário não precisa se preocupar em baixar nenhum programa em seu computador ou smartphone pessoal. A carteira online é a mais versátil pois pode ser acessada de vários dispositivos.

As carteiras online são Hot Wallets, assim como as carteiras desktops apresentadas no último artigo. Elas são recomendadas para armazenar dinheiro que será transacionado com uma certa frequência. Não se recomenda que uma grande quantidade de dinheiro seja mantida nela. Esse tipo de carteira oferece mais níveis de abstração que um hacker pode utilizar para tentar roubar seus fundos. Diferente das de desktop, agora você também tem que se preocupar com seu navegador e com a gerencia daquele serviço online.

Como funciona

Essas carteiras estão completamente hospedadas nos servidores da empresa responsável. Isso acarreta em menos segurança, pois de certa forma sua chave privada e pública estão nas mãos de outros, mesmo que eles não tenham acesso a essa informação, que é criptografada antes de chegar aos servidores.

Os usuários precisam criar uma conta para conseguir acessar o serviço online. Geralmente o cadastro é feito por e-mail e número de telefone, se quiserem mais segurança. Esse cadastro acaba tirando um pouco da privacidade pois esses registros são mantidos e^, com certeza, poderiam ser avaliados a pedidos de governos e afins.

Não há muito o que especificar em seu funcionamento técnico, pois de certa forma a carteira online faz tudo que a desktop faz, porem todo esse trabalho está sendo processado em algum outro local do planeta e está sendo transmitido em um site para você que tem as credenciais necessárias para visualizar aquelas ações.

Precauções

Quando me referi a abstrações no primeiro tópico, quis dizer que na carteira online existem mais pontos para serem atacados. Há mais locais e mais pessoas gerindo sua chave privada. Quanto menos sua chave privada se expor a qualquer sistema, mais segura será e, nesse quesito, a Paper Wallet seria a mais segura.

A principal preocupação na carteira online é o phishing, forma de engano que consiste em criar um site falso com a mesma aparência que o original e por meio disso roubar as informações digitadas ali para serem usadas no site original, assim furtando sua conta.

Para evitar isso é recomendando que você adicione o site oficial nos favoritos do seu navegador e sempre acessar por meio de lá. Nunca pesquise o nome da carteira no Google, pois as semelhanças podem ser enormes, algumas se tornam difíceis de perceber até no próprio link, como aconteceu com a Binance há algum tempo atrás, o site falso tinha o mesmo endereço, exceto por uma acentuação quase que invisível em uma das letras.

Recomendo também a utilização de removedores de Adwares, vírus que se instalam no navegador e ficam abrindo janelas de publicidade, baseadas no que você acessa, aumentando assim as chances de você ser enganado com um site falso. As recomendações dadas nas carteiras Desktops também se enquadram aqui.

Agora dou a dica mais importante de todas. Pode parecer paranoico, mas não é: em hipótese alguma, logue em sua carteira online em um computador desconhecido. Existe um tipo de ferramenta conhecida com Keylogger e a mesma é responsável por salvar tudo que é digitado naquele computador.

Keyloggers podem ser utilizados de forma “legal”, não sendo acusada como um vírus. O próprio usuário pode ter instalado na máquina, para dar uma olhada depois. Esses programas costumam iniciar junto com o sistema operacional e ficam invisíveis a vista. O seu ícone não é mostrado em nenhum lugar, sendo necessário apertar algumas teclas especificas para o programa aparecer.

Alguém poderia instalar isso em sua máquina e em uma data posterior voltar e coletar as informações manualmente. Procurem utilizar somente em seus computadores pessoais e se quiserem mais segurança, utilizem o teclado virtual para logar.

Não quero atormentar o leitor e o deixar paranoico, mas quero que saibam os possíveis perigos. Essas coisas são bem difíceis de acontecer, então não fiquem tão paranoicos. Quer saber algo bem perigoso? A hospedagem de uma dessas carteiras online poderia ser hackeada e poderiam upar um sistema exatamente igual no site oficial, onde roubariam suas informações que digitassem lá, no próprio link original, mas relaxem isso nunca aconteceu e provavelmente não vai. Os serviços são bastantes seguros, pelo menos contra esse tipo de coisa.

Exemplos de carteiras

Coinbase

Imagem relacionada

Coinbase é uma empresa sediada em São Francisco, criada em 2 de julho de 2011. É uma das organizações mais renomadas que trabalha com Bitcoins. Trabalha com moeda fiat de mais de 32 países e oferece diferentes serviços, como Exchange e carteira online, serviço o qual estou apresentando aqui.

A carteira online da coinbase oferece suporte a Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash. Possui multi assinatura e oferece serviços de trocas com dinheiro físico, como se fosse uma Exchange, mas para isso o usuário precisará ter uma conta da criptomoeda e uma da moeda fiat. Infelizmente o Brasil ainda não está nos países que a Coinbase trabalha e você não conseguira utilizar o Real. Coinbase também oferece um cartão da visa recarregado com Bitcoins, mas o mesmo só pode ser utilizado em alguns estados dos EUA. Os serviços diferencias ainda não estão disponíveis aqui, mas se encontrão em expansão e podem eventualmente abranger o Brasil.

Blockchain

Blockchain.info foi inicialmente um serviço utilizado para explorar blocos na rede Bitcoin, mas com o tempo criaram sua carteira online que é uma das mais conhecidas e mais utilizadas pela comunidade. A carteira pode ser acessada tanto online quanto pelo aplicativo mobile disponível para Android e iOS.

A carteira não possui muitos recursos avançados ou diferencias, mas tem o básico como importação de carteira e login por 2FA. É bastante segura e promete não armazenar as chaves privadas dos usuários. É oferecido suporte a Ethereum, Bitcoin e Bitcoin cash e também há uma versão da carteira para Android e iOS. Possui uma espécie de mini Exchange onde pode ser feita a conversão entre as moedas suportadas. Podem acessar o link de cadastro clicando aqui.

GreenAdress

GreenAdress acaba se comportando de uma forma diferente o que dificulta um pouco sua classificação, pois poderia ser considerada tanto desktop como online. A carteira funciona como uma extensão do Google Chrome, por meio do navegador. não possui o design tão elegante como o da blockchain.info mas apresenta funcionalidades parecidas, exceto que aceita somente Bitcoins.

Possui a vantagem de ser de código aberto e como é uma extensão, diminui as chances de o usuário cair em Phishing. Podem acessar a pagina clicando aqui. 

MyetherWallet

Tutorial imagem 4

Essa carteira é para Ethereum e seus tokens ERC-20. É uma das melhores, se não a melhor atualmente. Possui muitos recursos embutidos como gerar Paper Wallet, adicionar hardware wallet e outras coisas.

A carteira funciona totalmente online e lhe permite diversas formas de logar ou salvar sua chave privada. Podem acessar um guia criado por mim, clicando aqui.

Há diversos outros serviços disponíveis, mas esses são os mais recomendados. Quem quiser outras soluções, há também o BTC.com e a carteira XAPO que possui cartão de credito. Tomem cuidado com serviços não citados aqui e pesquisem bem antes de utilizar.

O post Carteiras de Bitcoin Online: Como funcionam e Quais Utilizar apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!