Bitcoin Chega a Marca de 17 Milhões de Unidades em Circulação – Portal do Bitcoin

Nesta quinta-feira (26), no bloco 519.996, foi originado o Bitcoin de número 17.000.000.

A pool BTC.com comemorou o feito no twitter, lembrando seus seguidores que faltam apenas mais 4 milhões de bitcoins restantes para serem minerados.

Com essa marca, o bitcoin agora já tem 81% de todas suas ”moedas” em circulação, dado que a quantidade máxima é de 21 milhões, programada para ser atingida em 2140.

Enquanto 17 milhões, ou 21 milhões, podem parecer bastante, atualmente, seria insuficiente para que cada milionário do mundo colocasse as mãos em 1 unidade de bitcoin. Felizmente, cada bitcoin é divisível em 100 milhões de satoshis (menor unidade contábil do bitcoin).

Oferta e Inflação

Cada bloco de bitcoin minerado atualmente produz 12,5 novos bitcoins. Cada novo bloco ocorre, em média, a cada 10 minutos, logo, 1800 novos bitcoins são criados a cada dia.

Quando Satoshi Nakamoto minerou o primeiro bloco do bitcoin em 3 de janeiro de 2009 as coisas eram bem diferente. A recompensa na época era de 50 bitcoins. Esta recompensa permaneceu por outros 209.999 blocos, quando o primeiro “halvening”, ou redução de recompensas, ocorreu.

A cada 210.000 blocos, de acordo com o código do bitcoin, a rede reduz a recompensa dos blocos em 50%. A mais recente ocorreu em julho de 2016, quando a recompensa caiu de 25 para 12,5 bitcoins por bloco

BashCo, um moderador no subreddit r/bitcoin, traçou a trajetória da oferta total de bitcoin (curva azul) em relação à sua taxa de inflação monetária (linha laranja).

Fonte: https://bashco.github.io/Bitcoin_Monetary_Inflation/

Assumindo que o protocolo de bitcoin permaneça o mesmo (um novo bloco é extraído a cada 10 minutos em média, programação do halvening e oferta inalterados), o último novo bitcoin não será minerado até maio de 2140.

E quando o último bitcoin for minerado?

Essa é uma dúvida recorrente entre os investidores, principalmente os mais novos.

Provavelmente ninguém aqui está vivo quando isso ocorrer. E nem se sabe se o bitcoin irá durar até 2140. Porém, caso chegue essa data, a recompensa dos mineradores se daria através das taxas de mineração das transações.

Leia Também: Pesquisa: 82% dos Investidores Acham que o Bitcoin não Cairá Mais

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

O post Bitcoin Chega a Marca de 17 Milhões de Unidades em Circulação apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!