Ilan: Ordem de prioridade é controle da inflação e depois estabilidade – Valor

SÃO PAULO  –  Controlar a inflação é o instrumento usado pelo Banco Central (BC) para promover o crescimento da economia, segundo o presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn. O principal instrumento para esse controle, notou, é a taxa básica de juros.

Durante palestra na faculdade Ibmec, Ilan afirmou que os dois principais objetivos da autoridade monetária são dar estabilidade monetária e financeira para o país. “A ordem de prioridades é o controle da inflação e depois a estabilidade financeira”, afirma.

O resultado dessa ação, segundo Ilan, é o crescimento do país, buscado não só pelo BC, mas pelo governo, ministérios. Segundo ele, alguns países usam outras políticas para controlar a inflação, como a política cambial, a exemplo de Cingapura. No Brasil, no entanto, o câmbio é flutuante, o que “equilibra a balança de pagamentos”, na visão de Ilan.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!