Ministro diz que Portal Único de Comércio Exterior está em etapa final

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, disse hoje (26) em reunião com empresários do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), em São Paulo, que vai finalizar a última etapa do Portal Único de Comércio Exterior. Segundo o ministro, o portal vai beneficiar importadores e exportadores.

“A iniciativa beneficia o exportador e o importador, uma vez que dispensa o uso de papel, reduz a burocracia e simplifica enormemente a vida do empresário. O Portal Único de Comércio Exterior reduz tempo e custo nas operações de exportação e importação”, disse Marcos Jorge.

A entidade, que completa 18 anos, apresentou aos conselheiros o balanço das ações realizadas em 2017 e os pilares que vão orientar a atuação em 2018: desburocratização, economia digital e governança e gestão. Segundo Marcos Jorge, o aumento da competitividade da indústria brasileira é condição primordial para o avanço do Brasil na economia global.

O ministro lembrou que, no atual estágio de implantação, o portal já beneficia, diretamente, 5 milhões de operações de exportação por ano de mais de 255 mil empresas. Desde 2016, o ministério adota medidas de simplificação administrativa. Marcos Jorge citou ações específicas para os micro e pequenos negócios, com o retorno da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa na estrutura do ministério.

Em março, o ministério, em parceria com aeira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou a Estratégia Nacional para a Indústria 4.0. “Temos um enorme desafio à frente. Estamos prestes a adentrar na quarta Revolução Industrial e nosso país tem de estar preparado para as mudanças que se impõem”, disse.

Portal Único

A partir do dia 2 de julho, exportadores de todo o país deverão migrar completamente suas operações para o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. A partir dessa data, serão interrompidos os novos registros nos módulos Novoex, DE-Hod e DE Web, sistemas atualmente utilizados para a realização de exportações. Entretanto, esses módulos permanecerão disponíveis para consultas e retificações dos registros previamente efetuados.

Edição: Denise Griesinger

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!