Acordo da Fazenda com IBGC apoiará seleção de membros de conselhos – Exame

Brasília – O Ministério da Fazenda celebrou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para obter apoio na seleção de membros independentes dos Conselhos de Administração das empresas estatais vinculadas à pasta, o que inclui Caixa e Banco do Brasil.

O IBGC disponibilizará à Fazenda um conjunto de currículos de profissionais certificados pelo instituto que se enquadre nos perfis buscados pelo órgão, sem custo para a administração pública.

O ministério não será obrigado a escolher entre os candidatos oferecidos pelo IBGC e poderá selecionar currículos obtidos de outra forma. O instituto não terá exclusividade no processo de seleção dos conselheiros independentes.

“A Fazenda poderá celebrar acordos semelhantes com outras entidades que manifestem interesse em colaborar com o ministério nos mesmos termos aceitos pelo IBGC”, informou a pasta em nota.

Pelo acordo de cooperação com o IBGC, os Conselhos de Administração das empresas vinculadas ao ministério também poderão obter currículos para o preenchimento das vagas dos Comitês de Auditoria.

“O Ministério da Fazenda reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da governança das empresas estatais, buscando a seleção de conselheiros de administração independentes com elevado preparo técnico, escolhidos de maneira objetiva e impessoal”, disse a pasta.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!