Colheita da soja no RS registra queda de 10% em relao safra anterior – Jornal do Comércio

A Feira Nacional da Soja (Fenasoja) 2018 foi palco, nesta sexta-feira (27), primeiro dia do evento, de um ato que comemorou o encerramento oficial da colheita de soja no Brasil. Os resultados da safra gaúcha deste ano, divulgados pelo presidente da Emater-RS, Iberê de Mesquita Orsi, preveem produtividade média de 2,99 mil kg/ha (49,8 sacas/ha), 10% menor que a média da safra anterior. Apesar da redução, a produtividade esperada é a segunda maior dos últimos 10 anos, ficando atrás da média da safra passada.

Até a última semana, 91% da área total plantada já havia sido colhida. A área cultivada no Rio Grande do Sul é de cerca de 5,71 milhões de hectares – 3,29% a mais em relação à safra anterior. Se considerada a evolução da cultura nos últimos 10 anos, há uma ampliação de 112,92% na produção (de 8,02 milhões de toneladas, em 2009, para 17,08 milhões de toneladas, em 2018), enquanto que a área cresceu 49,35%.

No entanto, estima-se que a produção total desta safra representa uma redução de 8% em relação ao ano anterior (18,57 milhões de toneladas), resultante principalmente de fatores climáticos adversos em algumas regiões. Em relação aos aspectos econômicos, levando em conta o preço médio praticado na quinta-feira (26), o valor bruto da produção no RS equivale a um montante de R$ 21,59 bilhões.

O engenheiro agrônomo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Calos Roberto Bestétti, apresentou dados da produção de soja no Brasil. Na estimativa do órgão, de abril de 2018, a área cultivada no país é de 35,08 milhões de hectares, com produção total estimada em 114,96 milhões de toneladas. A produtividade média que vem sendo atingida no Brasil é de 3,27 mil kg/ha.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!