S&P reafirma rating da Alemanha em AAA, com perspectiva estável – Exame

São Paulo – A agência de classificação de risco S&P Global reafirmou o rating da Alemanha em AAA e manteve a perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência diz esperar que o crescimento acima do potencial permita à Alemanha continuar acumulando amortecedores fiscais e externos, protegendo a economia de choques adversos.

De acordo com a S&P, a nota de crédito soberana da Alemanha é apoiada “pelo forte quadro institucional do país e pelo sistema político estável, apesar das prolongadas conversas da coalizão que duraram quase seis meses”.

Além disso, a agência aponta que a perspectiva estável “reflete nossa visão de que, nos próximos dois anos, as finanças públicas e o sólido balanço externo da Alemanha continuarão a resistir a potenciais choques financeiros e econômicos em todos os cenários prováveis”.

A S&P espera que esses fatores positivos irão manter o índice líquido da dívida pública contido e irão sustentar “a formidável posição de credor externo da economia em uma estimativa de 63% do PIB”.

A S&P diz, ainda, que poderia rebaixar os ratings da Alemanha “se observássemos uma tendência de crescimento significativamente mais fraca do que esperamos atualmente, traduzindo-se em uma acentuada deterioração das finanças públicas” ou se a agência perceber um enfraquecimento do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) do Banco Central Europeu (BCE).

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!