S&P reafirma rating da Itália em BBB, com perspectiva estável – Exame

São Paulo – A agência de classificação de risco S&P Global reafirmou o rating da Itália em BBB, com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência comenta que o aumento investimento e do emprego do setor privado italiano está impulsionando a recuperação econômica do país.

A S&P espera que o Produto Interno Bruto (PIB) da Itália tenha um crescimento real de cerca de 1,5% este ano e, depois, desacelere para uma média de 1,2% entre 2019 e 2021.

A agência também afirma que, diante da falta de informações sobre a direção da política fiscal do próximo governo, “acreditamos que o déficit orçamentário deste ano será de cerca de 1,9% do PIB, o que colocaria a alta dívida pública italiana em relação ao PIB em uma trajetória de declínio”.

A incerteza em relação às políticas econômicas e orçamentárias do próximo governo também é citada pela S&P, que afirma que “as recentes eleições gerais poderiam pesar sobre o desempenho econômico e as condições financeiras da Itália, especialmente se as reformas econômicas estruturais passadas ou a estratégia de consolidação orçamentária forem revertidas”.

A perspectiva estável, de acordo com a S&P, “equilibra o potencial para o crescimento econômico mais robusto e melhorias no mecanismo de transmissão monetária contra incertezas políticas persistentes e suas implicações potencialmente adversas para medidas de crédito econômico e orçamentário”.

A agência diz que pode considerar uma elevação no rating caso o novo governo implemente reformas estruturais que impulsionem o crescimento econômico. No entanto, pode haver um rebaixamento caso o crescimento econômico da Itália desacelere.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!