Carteiras Bitcoin Mobile: Como Funcionam e Quais Utilizar – Portal do Bitcoin

O que é uma carteira mobile?

Talvez esse termo não seja tão utilizado atualmente como era antes da propagação do termo Smartphone, mas mobile se refere a dispositivos moveis. São carteiras disponibilizadas nas lojas de aplicativos de sistemas operacionais como Android e iOS, por exemplo. Essas carteiras geralmente só estão atreladas ao dispositivo pessoal, a não ser que o serviço utilizado também ofereça o serviço via Web, o que acontece em alguns casos.

As carteiras mobile são Hot Wallets, recomendadas a quem realmente utiliza o Bitcoin diariamente, pois o celular estará as suas mãos o dia inteiro. Também é buscada por quem só quer mais facilidade e que não deseje ligar o computador apenas para verificar seus saldos e afins. Sua arquitetura e desenvolvimento se assemelha um pouco as das carteiras desktop. Algumas se assemelham mais às online, pois em alguns casos tais carteiras são apenas uma espécie de espelho e atalho para o serviço online.

Como funciona

Como dito acima, as carteiras mobile podem funcionar com arquitetura semelhante as Desktops ou as online, vai depender de qual serviço estamos utilizando. Algumas apresentam os arquivos principais da carteira no próprio dispositivo e conectando-se quase que diretamente a rede Bitcoin enquanto outras apenas servem de atalho para você acessar o site por meio de um aplicativo. Essas carteiras podem apresentar mais funcionalidades devido estarem em um smartphone, dispositivo esse que possui muito mais sensores e recursos que um computador desktop.

Uma das vantagens e funcionalidades que uma carteira mobile pode oferecer é o pagamento por meio de QR Codes, bastando apenas mirar a câmera em um código para realizar as transferências. Geralmente também não é necessário realizar Login, pois o aplicativo permanecerá conectado. A segurança, monitoramento e gerenciamento também tendem a ser maiores, pois as notificações ajudarão a gerenciar e verificar o estado atual de sua carteira e da criptomoeda em si.

As carteiras online, desktop e mobile funcionam tecnicamente quase que da mesma forma, o que difere é apenas o local onde suas informações estão sendo gerenciadas e os recursos que os dispositivos poderão fornecer para o melhor gerenciamento de seus fundos, fora isso não há nada muito técnico que valha a pena ressaltar, realizem suas escolhas baseadas apenas nos quesitos de segurança e funcionalidades. As carteiras mobile costumam ser as mais funcionais, porem as menos seguras, e as desktops mais seguras e com menos funções e flexibilidade.

Precauções

Acredito que a maior preocupação e perigo em carteiras mobile sejam os roubos. O smartphone está conosco basicamente 24hrs por dia, é de longe o dispositivo que mais está exposto a ação de assaltantes. Consequentemente, também é o dispositivo mais fácil de ser danificado ou perdido, garantir meios de recuperação da carteira é mais importante que nunca nas carteiras mobile.

Outro perigo é que nossos dispositivos mobile estão sempre surfando em redes desconhecidas. Sempre estamos utilizando Wifi’s novos que não sabemos se são seguros e quem os gerencia. Com as ferramentas certas e com uma vítima desinformada, um indivíduo mal-intencionado poderia adquirir informações importantes que o ajudaria a roubar seus Bitcoins por meio de uma rede infectada

Baixem sempre a versão oficial das carteiras na loja, pois parecido com o Phishing das carteiras online, aqui poderiam colocar uma versão falsa da carteira na loja ou o APK na internet. Com isso suas informações de login, chave privada e afins estariam sendo enviadas diretamente para quem criou essa ferramenta, permitindo ao indivíduo lhe levar tudo quando bem quiser.

Smartphones são bem mais seguros em relação a vírus que os computadores, seria necessário mais que um download e uma execução para infectar um smartphone, mas não é impossível então procurem não rootear os dispositivos que utilizem as carteiras, pois a liberdade que o Root da, também é a liberdade que um atacante precisaria. Root é um processo feito nos smartphones para liberar algumas funcionalidades que são bloqueadas de fábrica. Essas funcionalidades vêm bloqueadas porque não são necessárias para usuários leigos e poderiam acabar prejudicando a segurança e estabilidade dos smartphones de usuários menos avançados.

As precauções relacionadas as outras carteiras vistas em outros artigos também devem ser levadas em conta, então lembrem-se, não deixem qualquer um fuçar no celular que vocês utilizarão para gerenciar seus Bitcoins e usem o smartphone com mais cuidado e responsabilidade.

Exemplos de carteiras

Os serviços mais conhecidos geralmente disponibilizam suas carteiras tanto online quanto mobile, ou tanto mobile quanto desktop. Muitas das carteiras vistas aqui provavelmente também foram vistas em suas outras versões nos artigos sobre carteira online e desktop. Todas as carteiras apresentadas aqui possuem código aberto, ou seja, o seu código e todo seu funcionamento podem ser verificados pela comunidade, não precisando os usuários se preocuparem com riscos ou medo das empresas roubarem ou guardarem informações a respeito de seus Bitcoins ou outra criptomoeda. 

Coinbase

Carteira bitcoin mobile Coinbase

Coinbase é uma empresa sediada em São Francisco, criada em 2 de julho de 2011. É uma das organizações mais renomadas que trabalha com Bitcoins. trabalha com moeda fiat de mais de 32 países e oferece diferentes serviços, como exchange e carteira online/mobile, serviço o qual estou apresentando aqui.

A carteira mobile da coinbase oferece suporte a Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash. Possui multi assinatura e oferece serviços de trocas com dinheiro físico, como se fosse uma Exchange, mas para isso o usuário precisará ter uma conta da criptomoeda e uma da moeda fiat. Infelizmente o Brasil ainda não está nos países que a Coinbase trabalha, você não conseguira utilizar o Real. Coinbase também oferece um cartão da visa recarregado com Bitcoins, mas o mesmo só pode ser utilizado em alguns estados dos EUA. Os serviços diferencias ainda não estão disponíveis aqui, mas se encontram em expansão e podem eventualmente abranger o Brasil. A carteira está disponível para Android e iOS.

 

GreenAdress

Carteira bitcoin mobile GreenAdress foto

GreenAdress é uma das carteiras mais conhecidas da comunidade e possui inúmeras versões, praticamente para todos os dispositivos, pois funciona como extensão do navegador também está disponível para iOS e Android. Possui multiassinatura, 2FA e garante criptografar as informações sensíveis no próprio dispositivo do usuário, dando mais segurança pois sua chave privada nunca será informada ao serviço da GreenAdress. 

 

Electrum

Carteira bitcoin mobile Electrum foto

Electrum também é uma das carteiras mais conhecidas, disponível para android, Linux, Windows e Mac. É uma carteira muito leve e também de fácil utilização. A carteira possui muitos recursos personalizados, como a autenticação de dois fatores que aumenta ainda mais a segurança da sua carteira. Também permite a criação de carteiras offline e um recurso para acompanhar suas transações. Possui suporte a Multisig, ou seja, você poderá manejar seus fundos com um sócio, permitindo as transações somente se os dois concordarem. Você também poderá sincronizar ela com uma carteira Hardware como a Trezor. 

 

BreadWallet

Carteira bitcoin mobile Bread foto

Carteira muito segura disponível para Android e iOS. Essa carteira se conecta diretamente a rede Bitcoin sem a necessidade de servidores ou nós, impedindo que seu serviço possa cair em algum momento ou que sua conta seja invadida.

 

Jaxx

Carteira bitcoin mobile Jaxx foto

Jaxx é uma carteira multiplataforma, disponível para Linux, Mac, Windows, Android, IOS ou como extensão do google chrome. Possui a capacidade de armazenar diferentes tipos de criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e outras dezenas de moedas que vocês podem dar uma olhada por meio desse link.

BitPay

Carteira bitcoin mobile Bitpay foto

Essa é a única carteira do artigo que tem uma versão para Windows Phone. Também tem versões para Android, iOS, Mac, Liinux e Windows. O BitPay também oferece um serviço de cartão de credito da visa que pode ser recarregado por seu próprio aplicativo onde sua carteira foi criada. Infelizmente o cartão só esta disponível nos EUA.

O post Carteiras Bitcoin Mobile: Como Funcionam e Quais Utilizar apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!