Venezuela anuncia intervenção no Banesco após prisão de executivos – Valor

SÃO PAULO  –  O governo da Venezuela anunciou nesta quinta-feira (3) uma intervenção de 90 dias no Banesco, maior banco privado do país, horas depois de comunicar a prisão de 11 de seus altos executivos por “ataques contra a moeda venezuelana”.

Por meio de um comunicado, o governo do presidente Nicolás Maduro afirmou que a intervenção visa “garantir o pleno funcionamento e a continuidade da prestação de serviços” da instituição após as detenções.

“Esta medida de intervenção manterá a atividade da entidade financeira e é realizada precisamente para garantir que a instituição conserve sua atividade comercial e continue prestando seus serviços aos usuários e usuárias do sistema com absoluta normalidade”, afirma o documento.

Para conduzir as atividades do banco durante os próximos 90 dias, o governo designou uma junta administrativa dirigida pela vice-ministra de Finanças, Yomana Koteich.

O comunicado afirma que todos os direitos dos correntistas e acionistas do banco serão respeitados durante o período de intervenção.

Na quarta-feira (2), o vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, havia anunciado o bloqueio de 1.133 contas bancárias do país, 90% delas do Banesco, por supostas irregularidades investigadas pela “Operação Mãos de Papel”.

Ao anunciar as prisões, nesta quinta, o procurador-geral, Tarek Saab, não apresentou provas das alegações nem permitiu perguntas de jornalistas. Entre os detidos estão o CEO do banco, Oscar Doval, três vice-presidentes e um consultor jurídico, segundo o jornal venezuelano “El Universal”.

O Banesco tem cerca de 6 milhões de clientes e uma sede de 65 mil metros quadrados em Caracas, a maior sede de um banco na América Latina.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!