Opositor malaio Anwar é libertado após indulto – Isto É

O opositor malaio Anwar Ibrahim foi libertado nesta quarta-feira, após ser indultado na semana passada dos crimes de sodomia que o mantinham na prisão há três anos, o que abre caminho para seu retorno à política.

Sorridente e vestido com um terno preto, Anwar abandonou o hospital de Kuala Lumpur onde foi submetido a uma cirurgia no ombro.

Anwar, 70 anos, saudou a multidão e entrou em um automóvel sem dar declarações aos jornalistas.

Fontes do partido de Anwar informaram que o político tem uma audiência com o rei Muhammad V e que deverá dar declarações durante a tarde.

O anúncio do indulto foi realizado na sexta-feira passada, um dia após Mahathir Mohamad, de 92 anos, tomar posse como primeiro-ministro, após uma inesperada vitória nas eleições legislativas realizadas na quarta-feira.

Mahathir havia se comprometido, em caso de uma vitória nas legislativas que permitisse sua chegada ao posto de primeiro-ministro, a ceder o cargo a Anwar, seu ex-inimigo, assim que este último deixasse a prisão.

Os dois políticos se reconciliaram antes das eleições com o objetivo de retirar o poder do ex-premier Najib Razak, envolvido em um grande escândalo financeiro que abala a Malásia desde 2015.

Mas Anwar não poderá se somar ao governo de imediato. Primeiro deverá ser eleito parlamentar, já que perdeu sua cadeira no Parlamento em 2015, quando foi confirmada a pena por sodomizar um jovem, o que o levou à cadeia.

O post Opositor malaio Anwar é libertado após indulto apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!