PIB do Japão sofre 1ª queda trimestral após 8 altas consecutivas – Exame

Nos primeiros três meses deste ano, a terceira maior economia mundial sofreu retração de 0,2% em comparação com o período outubro-dezembro de 2017

Por EFE

access_time 15 maio 2018, 22h53

Tóquio – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,6% entre janeiro e março, em comparação com o mesmo período no ano passado, o que representa sua primeira queda após oito trimestres consecutivos de altas.

Nos primeiros três meses deste ano, a terceira maior economia mundial sofreu retração de 0,2% em comparação com o período outubro-dezembro de 2017, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo governo do país asiático.

No último trimestre de 2017, o PIB japonês tinha aumentado 1,6% em comparação com o mesmo período em 2016 e 0,4% em relação ao terceiro trimestre.

O consumo doméstico, principal pilar da economia japonesa e cuja leve recuperação tinha favorecido avanços anteriores no PIB, ficou estável no primeiro trimestre.

Os gastos das famílias é uma peça chave dentro da estratégia conhecida como “Abenomics” – em referência ao sobrenome do primeiro-ministro que a promove, Shinzo Abe -, que visa criar um “círculo virtuoso” de lucros corporativos, aumentos salariais e altas de preços para tirar o Japão de um longo ciclo deflacionário.

O investimento de capital corporativo caiu 0,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2017 e permaneceu inalterado em relação aos três meses precedentes. Os investimentos públicos, por sua vez, cresceram 0,1% na comparação com o ano anterior, mas não saiu do lugar no que diz respeito ao último trimestre de 2017.

As exportações continuaram com um bom ritmo e avançaram 2,6% no se levado em conta o período de 12 meses e um 0,1% em relação ao quarto trimestre de 2017.

A retração registrada pela economia japonesa é maior do que a prevista pela maioria dos analistas, e representa a primeira desde o trimestre outubro-dezembro de 2015, após o qual o PIB japonês iniciou sua expansão mais duradoura em 28 anos. EFE

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!