EXAME e CNI realizam hoje o Fórum Inovação com o tema Indústria do Futuro – Exame

O EXAME Fórum Inovação, que acontece nesta manhã de sexta-feira em São Paulo, terá a divulgação de um estudo inédito sobre a indústria no Brasil

Por Da Redação

access_time 18 maio 2018, 05h45

São Paulo — EXAME e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam nesta manhã, em São Paulo, o EXAME Fórum Inovação, com o tema A Indústria do Futuro. O evento conta com a presença de líderes empresariais, autoridades e especialistas. Nele, será divulgado um estudo inédito sobre riscos e oportunidades do Brasil frente às inovações da indústria 4.0.

O estudo foi realizado por pesquisadores envolvidos no Projeto Indústria 2027, iniciativa da CNI e do Instituto Euvaldo Lodi. Ele aponta oito grupos de tecnologias – como internet das coisas, inteligência artificial e biotecnologia – que vão impactar dez setores produtivos da economia nos próximos cinco anos.

Os resultados dessa pesquisa serão apresentados por Luciano Coutinho, coordenador-geral do Projeto Indústria 2027 na Unicamp, e João Carlos Ferraz, coordenador-executivo do Projeto Indústria 2027 na UFRJ. As universidades são responsáveis pela execução técnica do projeto.

O EXAME Fórum Inovação acontece num momento em que a busca pela inovação caminha a passos lentos no Brasil. O país está na 69º posição do Índice Global de Inovação, principal ranking internacional sobre o tema, atrás de nações econômica e industrialmente menos expressivas como Bahrein, Macedônia e Kuwait. Nos últimos sete anos, o Brasil despencou 22 posições nesse ranking.

Para sair da contramão do mundo, diversas iniciativas tem ganhado força no país, entre as quais a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela CNI. No Fórum, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, falará sobre os esforços da indústria para melhorar o ambiente de inovação no país. Já Pedro Wongtschowski, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Ultra e líder da MEI, apresentará os avanços obtidos nos últimos dez anos.

O EXAME Fórum Inovação terá também um painel mediado por André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial de EXAME. Participarão desse debate Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil; Mauro Kern, vice-presidente executivo de engenharia da Embraer; Dan Ioschpe, presidente da Iochpe-Maxion; Bernardo Gradin, presidente da GranBio; e Besaliel Botelho, presidente da Bosch América Latina. Esses líderes empresariais vão discutir o que falta para que o Brasil conquiste a excelência em inovação.

O evento ainda terá uma palestra de Soumitra Dutta, ex-reitor e professor de gestão empresarial no SC Johnson College of Business, da universidade Cornell, no estado americano de Nova York. Dutta vai falar sobre a transformação digital e cognitiva pela qual passa a indústria no mundo inteiro, com foco nas perspectivas para o Brasil.

O EXAME Fórum Inovação será transmitido ao vivo no site EXAME e na página de EXAME no Facebook, das 9h30 às 12h30.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!