Criptomoedas: Justiça dos Estados Unidos Investiga Manipulação de Preços – Portal do Bitcoin

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) abriu uma investigação sobre supostos crimes de manipulação no preço do Bitcoin e de outras criptomoedas.

De acordo com o Bloomberg, após dados minuciosos de quatro especialistas – que pediram para não serem identificados, as autoridades estão focadas em negociantes que atuam ilicitamente.

Práticas ilegais podem influenciar os preços de qualquer produto, seja ele físico ou digital. No mercado de criptomoedas um simples spoofing (o que mascara, esconde) pode inundar uma plataforma com ordens falsas e, assim, induzir investidores.

A Promotoria do Ministério Público dos Estados Unidos está trabalhando juntamente com a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC), agência do governo americano.

As autoridades temem que as criptomoedas sejam vulneráveis a fraudes por várias motivos. Ceticismo de que todas as bolsas estão ativamente perseguindo espertalhões, oscilações inesperadas de preços que poderiam facilitar a valorização e a falta de regulamentações como as que governam ações e outros ativos tradicionais.

Um dos maiores problemas de trapaça nos mercados de ações em geral são nos mercados futuros, onde a tática de spoofing é geralmente aplicada. Esta prática ilícita é um calo nos pés dos reguladores há anos.

No spoofing um trader abre inúmeras ordens, cancelando assim que os preços se movem na direção desejada. Desse modo o ‘investidor’ negocia com ele mesmo, o que dá uma falsa impressão na demanda do mercado e isso atrai outros a cair de cabeça.

No ano passado, um famoso blogueiro sinalizou algumas ações de spoofing quando, na ocasião, ele presenciou ordens de até US$ 1 milhão sem ter sido executada.

Ainda segundo a Bloomberg, um porta-voz do DOJ não quis comentar sobre a ação e os funcionários da CFTC também não responderam os  jornalistas.

A investigação, que está em estágio inicial, é o mais recente esforço dos EUA para reprimir uma indústria que foi inicialmente abraçada por aqueles que desconfiavam dos bancos e do controle do governo sobre a política monetária.

Após a rede de notícias publicar as ações da DOJ, alguns investidores se manifestaram a favor. O banqueiro bilionário Mike Novogratz se manifestou a favor e disse que a atitude era muito boa:

“Eliminar os maus atores é uma coisa boa, não uma coisa ruim para a saúde do mercado. Muitas bolsas têm esses números de volume inflados para criar algum sentimento de excitação em torno de moedas”, falou Novogratz, por telefone à Bloomberg.

Cameron Winklevoss, presidente da bolsa Gemini, também respondeu uma mensagem via e-mail para a agência de notícias.

“Congratulamos qualquer inquérito que sirva para promover os mercados baseados em regras e deter os maus atores”.

Alvo fácil

O mercado de criptomoedas é um alvo muito fácil para manipuladores, visto que não tem uma regulação efetiva, ou alguma que ainda é muito limitada.

Assim como spoofing, a prática de ‘wash trading’ também é ilegal, pois o negociador compra através de uma bolsa e vende através de outra, manipulando o mercado e encorajando as pessoas a investirem naquela posição.

Força-tarefa nos EUA

Nesta semana, autoridades dos Estados Unidos e Canadá deram início a uma força-tarefa contra esquemas fraudulentos envolvendo Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs), criptomoedas e todos os produtos ligados a elas.

Recentemente a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) criou um site falso de Oferta Inicial de Moeda (ICO) para alertar consumidores a não aderirem a projetos fraudulentos.

 

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

O post Criptomoedas: Justiça dos Estados Unidos Investiga Manipulação de Preços apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!