Mercosul e Coreia do Sul começam negociações para acordo comercial – Isto É

Os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Marcos Jorge de Lima (Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil) começaram hoje (25) as negociações para um acordo de comércio entre o Mercosul (bloco econômico que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) a Coreia do Sul. O entedimento foi firmado durante reunião em Seul entre o governo sul-coreano e representantes dos quatro países do bloco latino-americano. O diálogo deve se intensificar no segundo semestre.

O acordo envolve o comércio de bens, serviços, compras governamentais, propriedade intelectual, comércio eletrônico, investimentos, desenvolvimento sustentável e competição. “Trata-se de um passo significativo para aprofundar as importantes relações entre os Estados-Membros do Mercosul e da Coreia do Sul”, informaram em comunicado conjunto, emitido após a reunião, os representantes dos governos de Seul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“Reforçar os vínculos através de maiores fluxos de comércio e investimentos é uma expressão do nosso interesse comum na prosperidade, e do nosso compromisso pelo livre comércio e mercados abertos”, acrescenta o documento.

A Coreia do Sul é o 13º destino das exportações brasileiras e o quinto principal país de origem das importações. As exportações brasileiras para a Coreia do Sul são compostas principalmente de produtos básicos, como minérios, milho, soja e algodão, seguidos de manufaturados e semimanufaturados.

O Brasil importa da Coreia do Sul principalmente os chamados manufaturados, como máquinas, automóveis, plásticos, veículos para vias férreas, produtos farmacêuticos e instrumentos de precisão.

Pelo Mercosul, além do chanceler e Marcos Lima, participam das negociações o secretário de Relações Econômicas Internacionais do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Argentina, Horacio Reyser, o ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa. A Coreia do Sul é representada pelo ministro de Comércio, Indústria e Energia, Hyun Chong Kim.

Neste momento, ocorre em Seul o Fórum Empresarial no qual os integrantes do Mercosul vão apresentar aos empresários sul-coreanos oportunidades de negócios e investimentos.

O post Mercosul e Coreia do Sul começam negociações para acordo comercial apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!