Mercosul e Canadá se reunirão para rodada de negociação no Brasil – Exame

Encontro entre o bloco comercial sul-americano e o país da América do Norte vão ocorrer entre os dias 11 e 15 de junho

Por EFE

access_time 30 maio 2018, 21h29

Assunção – Representantes do Mercosul e do Canadá se reunirão no Brasil entre os dias 11 e 15 de junho para a conclusão da primeira rodada de negociação de um acordo de livre-comércio entre o país e o bloco econômico sul-americano, que também é formado por Argentina, Paraguai e Uruguai.

O vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Luis Fernando Ávalos, confirmou nesta quarta-feira o encontro, resultado dos pactos alinhados em março, tanto em Assunção quanto na cidade canadense de Ottawa.

“A rodada de Ottawa tratou de 40% ou 50% dos capítulos, agora será uma rodada completa de 11 a 15 de junho”, explicou Ávalos.

A agenda inclui outra reunião em setembro, no Canadá, e uma quarta prevista para dezembro, já na América do Sul.

Após estas sessões, os negociadores estimam um prazo de nove meses para tratar de produtos, coberturas e prazos, entre outros aspectos, ainda que prevejam um “processo extremamente rápido”.

O vice-ministro destacou a importância do papel do Paraguai durante sua presidência no Mercosul, lembrando das negociações com a Coreia do Sul e o próprio Canadá.

Apesar das instabilidades, política do Brasil e econômica da Argentina, Ávalos afirmou que não observou nenhum tipo de preocupação por parte dos países com os quais procurou relação comercial.

“Acredito que estas negociações e acordos são elementos positivos que contribuem para uma movimentação comercial maior, reforçando a economia local”, concluiu o paraguaio.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!