Indústria atingiu em maio o ritmo mais fraco em 15 meses, diz PMI – Exame

O setor de bens de investimento registrou o pior desempenho

Por Por Camila Moreira, da Reuters

access_time 1 jun 2018, 11h32 – Publicado em 1 jun 2018, 11h31

São Paulo – A fraqueza da demanda e a instabilidade política desaceleram o crescimento da atividade industrial de forma generalizada em maio, atingindo o ritmo mais fraco em 15 meses, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta sexta.

O PMI da indústria apurado pelo IHS Markit caiu a 50,7 em maio de 52,3 em abril, mantendo-se pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, com o setor de bens de investimento registrando o pior desempenho.

O crescimento do volume de novos pedidos atingiu em maio o ritmo mais fraco nos 15 meses atuais de expansão, com os entrevistados citando as condições contidas do mercado e a instabilidade gerada pelas incertezas políticas.

Ao mesmo tempo, as vendas para exportação caíram depois de terem aumentado nos últimos dois meses.

Diante desse cenário, a recuperação das compras diminuiu consideravelmente em maio, com sugestões de que os preços elevados dos insumos dificultaram o crescimento. A taxa de inflação alcançou o segundo nível mais elevado desde meados de 2016, em meio ao aumento dos preços dos combustíveis, gás, metais e petróleo.

Isso levou os fabricantes a aumentarem os preços de venda, com a taxa de inflação atingindo em maio pico de 27 meses. Uma das formas encontradas para redução de custo foi evitar a substituição de funcionários que se demitiram voluntariamente.

Os fabricantes continuam esperando que o volume de produção seja maior daqui a 12 meses com esperanças de uma situação política melhor e investimentos maiores. Entretanto, o sentimento positivo diminuiu em maio pressionado pela demanda fraca e por condições desafiadoras do mercado.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!