Inflação na Turquia atinge em maio maior nível desde novembro – Isto É

A taxa anual de inflação ao consumidor da Turquia acelerou de 10,85% em abril para 12,15% em maio, atingindo o maior nível desde novembro do ano passado, segundo dados da agência de estatísticas do país, após um recente tombo na lira turca. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam taxa de 12,03% no mês passado.

Em relação a abril, o índice de preços ao consumidor da Turquia subiu 1,62% em maio, também superando a projeção do mercado, que era de ganho de 1,5%.

Às 4h40 (de Brasília), o dólar se enfraquecia a 4,6276 liras turcas, ante 4,6535 liras antes da divulgação do indicador de inflação. Desde o começo do ano, porém, a lira já perdeu um quinto de seu valor tanto frente ao dólar quanto em relação ao euro.

Em abril, o banco central turco elevou sua previsão de inflação para este ano de 7,9% para 8,4%, citando projeções mais otimistas para as cotações do petróleo e a desvalorização da moeda doméstica. Fonte: Dow Jones Newswires.

O post Inflação na Turquia atinge em maio maior nível desde novembro apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!