Governo da Bélgica Lança Site para Alertar Golpes com Falsas Criptomoedas – Portal do Bitcoin

O governo da Bélgica endossou um site criado especificamente para alertar investidores de criptomoedas a não aderirem projetos fraudulentos, segundo publicação da Coindesk na última terça-feira (05).

O site Temooiomwaartezijn, escrito em holandês ‘te mooi om waar te zijn’, (bom demais para ser verdade), recebeu o apoio de dois órgãos financeiros do governo belga, o Serviço Público Federal de Economia e do Poder Econômico Federal, além do Ministro da Economia, Kris Peeters.

“As pessoas que foram vítimas de golpes envolvendo o mercado de criptomoedas devem apresentar um relatório e repassar as informações. Desta forma podemos enfrentar os fraudadores”, disse Peeters, segundo o site local VRT.

De acordo com a notícia, o governo belga reteve pelo menos € 2 milhões de fraudes envolvendo criptomoedas este ano. Também é relatado que apenas 4% de todos os golpes são denunciados. Portanto, o prejuízo financeiro total poderia ultrapassar € 100 milhões.

A plataforma adverte que ultimamente muitas pessoas têm sido enganadas com golpes aplicados através de propagandas falsas, vinculadas a sites que foram criados apenas para práticas ilícitas.

Falsas promessas com criptomoedas

Ao apontar a atividade criminosa como ‘a pegadinha do ano’, o site alerta que qualquer pessoa que pretende investir em uma Oferta Inicial de Moeda (ICO) deve procurar saber quem está por trás do projeto, principalmente se os ganhos oferecidos estiverem muito acima do mercado.

Como se sabe, golpistas de criptomoedas, na maioria das vezes, conseguem passar uma imagem real de retorno financeiro, como também segurança para aquele negócio. Mesmo assim o site ainda alerta:

“O prejuízo pode vir de inúmeras formas, seja comprando ou vendendo criptomoedas, apostando em jogos ou investindo em mineração. Os golpistas têm diferentes maneiras para segurar o usuário. Sejam extremamente cautelosos ao pagarem qualquer quantia online”, diz, segundo o Coindesk.

Para amparar ainda mais, principalmente pessoas sem experiência com criptomoedas, o bom demais para ser verdade inclui um verificador de sites na página inicial.

Segundo a plataforma, a ferramenta é capaz de identificar se um site é ou não fraudulento, mas há um aviso de que eles não são responsáveis ​​se houver algum erro no sistema.

O serviço de verificação cruza as informações que o usuário indicou com um banco de dados, no qual foram cadastradas apenas empresas que estão regularmente operando no país, ou seja, aprovadas pelos órgãos oficiais.

No entanto, alguns sites ‘legais’ também podem não aparecer por razões de processo de regularização.

Uma aba com os dizeres “Vítima de Fraude On-Line? Relate Aqui” também à disposição dos visitantes, contém um link que leva o usuário que já caiu em algum golpe a deixar a sua história sobre o acontecimento.

Tendência americana

Existem vários usuários, grupos e blogs que fazem trabalhos semelhantes ao site belga, mas quando se trata de envolvimento de um governo, a abrangência é infinitamente maior.

Recentemente a Agência Federal dos Estados Unidos criou uma plataforma falsa que oferecia uma ICO. O site foi muito bem elaborado para ficar com ótima aparência e convidativo.

Intitulado HoweyCoins.com, o site mostra uma ótima oportunidade de investimento. Entretanto ele serve tanto para educar quanto para alertar aqueles que se sentirem atraídos pela ‘oferta’.

Ao clicar em um dos pacotes oferecidos, o usuário é direcionado para um site da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), o Investor.org, e dá de encontro com a seguinte frase:

“Se você aceitou uma oferta como esta, você poderia ter sido enganado. O HoweyCoins é totalmente Falso!”

Em seguida, a plataforma expõe detalhes comuns de sites fraudulentos para o consumidor ficar atento.

O FBI também tem ações que visam a proteção de investidores do novo mercado financeiro e, regularmente, lançam alertas e comunicados para a população. Até mesmo uma espécie de cartilha já foi elaborada pelo Bureau do Departamento da Justiça americana.

Entenda o que é um ICO

 

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

O post Governo da Bélgica Lança Site para Alertar Golpes com Falsas Criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!