Boi Gordo Versus Milho: Pior Relação de Troca Desde Maio de 2016 – Investing.com

Os preços do recuaram nesta segunda semana de junho, após encerrada a greve dos caminhoneiros no país.

O início da colheita da segunda safra (2017/2018) colabora com este cenário de menor pressão sobre as cotações.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, a saca de 60 quilos chegou a ser negociada em R$45,00, sem o frete, no final de maio, durante o período de greve. Atualmente, a referência está em R$43,00 por saca na região.

Considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 3,26 sacas de milho com o valor de uma arroba de .

Os patamares mais altos de preços do milho e a queda no preço do boi gordo prejudicaram a relação de troca. O poder de compra do pecuarista frente ao insumo diminuiu 4,1% em junho na comparação mensal.

Já em relação a junho do ano passado, são 35,5% ou 1,79 saca a menos adquirida com o valor de uma arroba no estado.

É a pior relação de troca desde maio de 2016, quando era possível comprar por volta de 3,0 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.

Para junho, com a colheita da segunda safra avançando no país, a expectativa é de preços mais frouxos para o milho no mercado interno.

Na B3 (antiga BM&F), os contratos futuros de milho com vencimentos em julho e setembro de 2018 caíram nesta semana, refletindo o peso da colheita e aumento da disponibilidade interna.

No entanto, o câmbio merece atenção, já que a alta do poderá aumentar a competitividade do milho brasileiro para exportação no segundo semestre.

Por outro lado, existe preocupação com relação ao tabelamento do frete rodoviário, que poderá afetar a movimentação no mercado brasileiro de grãos.

Mercado do boi gordo fecha a primeira semana de junho em queda

Após a normalização do tráfego nas rodovias e a retomada das operações das indústrias, houve uma concentração na entrega de boiadas terminadas em função do aumento do volume represado durante o período de greve. Desde o dia 1/6 já foram registradas 15 praças com quedas nos preços da arroba.

Por Rafael Ribeiro e Marina Zaia (Scot Consultoria)

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!